Projeto Jovens Escritoras #3 Como criar seus personagens

segunda-feira, junho 03, 2013

Tumblr_mfr8w0otet1qazda4o1_500_large

         Os personagens sem sombra de dúvidas é a coisa mais importante que um livro poderia ter, a) porque eles que vão encantar o leitor, e fazer com que gostem da história, e b) porque eles que vão fazer uma ponte entre a realidade humana e a fantasiada em seu livro. 

        Um personagem deve ser muito bem caracterizado tanto fisicamente quanto emocionalmente; Fisicamente pois as pessoas precisam imaginar o seu personagem. Emocionalmente porque as pessoas precisam sentir a essência que o seu livro tem para mostrar. E bom, os leitores não se espelham em histórias, e sim nos atos que os personagem executam. 

       Existem três tipos de personagens: Os simples, secundários, e os complexos.

      Os personagens simples: Os personagens simples são aqueles que você vai falar "por alto", sem detalhar muito dos sentimentos deles, mais o fisionomia mesmo, mas sem dar muita atenção. Esses personagens servem apenas para dar um ânimo na história e eles possuem apenas uma característica marcante. Exemplos desse personagem é a Luna Lovegood de Harry Potter, ou Al de Divergente. 

     Os personagens secundários: Os personagens secundários são aqueles que remedeiam entre o conceito de Simples e Complexo; Neles você vai detalhar um pouco mais, e eles serão um pouco mais próximo do personagem principal do seu livro. É o caso por exemplo, do Professor Snape, em Harry Potter, ou Plutarck em Jogos Vorazes. 

      Os personagens complexos: Bom, nesses personagens você vai ter que se esforçar o máximo. A complexidade é a maior característica que o seu personagem principal vai ter. Nesses personagens complexos, você precisa detalhar o máximo que conseguir da personalidade - todas as características, - e o máximo da fisionomia também. Um bom livro faz você sentir que os personagens são reais, e os detalhes são muito importante. Um exemplo desses personagens são Harry Potter, Ron Wesley e Hermione de Harry Potter, Katniss perfeita   Everdeen, de Jogos Vorazes.

       Agora vamos aos detalhes usando como base a Katniss. Katniss no livro é destemida, corajosa, sempre pronta para proteger aqueles que ela ama, canta bem, tem uma boa pontaria em arco e flecha, sabe fazer arcos porque o pai a ensinara, possui pele cor de oliva e cabelos castanhos escuros. É dessa maneira - e mais - que você deve detalhar seus personagens principais. 

Bom, espero que tenha ajudado, e beijos [] 


Você também vai amar:

0 comentários

Subscribe