Resenha de Amor de Capitu, de Fernando Sabino.

quarta-feira, agosto 21, 2013



Flickr Search: book

           Amor de Capitu é uma releitura da obra Dom Casmurro de Machado de Assis, escrito por Fernando Sabino e publicado em 1998 - cerca de 99 anos depois da obra original ser publicada. A releitura conta exatamente as mesmas cenas narradas em Dom Casmurro, com a única diferença sendo a forma de narração. Na obra original o narrador era Bentinho - em primeira pessoa -, e na releitura a narração é feita em terceira pessoa.

         A sinopse de Amor de Capitu é exatamente a mesma de Dom Casmurro, por se tratar de uma releitura. Bentinho deve entrar no seminário, porém seu amor com Capitu faz ele repensar nessa promessa que sua mãe fizera para ele algum dia se tornar padre.

       Um ponto negativo nesse livro em minha opinião, foi que Fernando Sabino cortou as partes filosofas do livro, e deixou apenas a história ali, seca e direta. Esse fato fez com que eu me sentisse lendo uma versão "piorada" de Dom Casmurro, e fez com que a leitura ficasse tão cansativa quanto eu imaginei que seria a de Dom Casmurro antes de lê-lo. Ler Fernando Sabino foi o mesmo que ler a obra de Machado de Assis novamente, o que por um lado me ajudou. Ajudou, porque reforçou algumas cenas importantes do livro, e me fez perceber algumas coisas que eu havia deixado passar.

    A parte que eu mais gostei no livro, foi ao final, depois da releitura ter acabado, a analise que Fernando Sabino fez de algumas partes do livro, acusando algumas atitudes de Capitu que eu não tinha percebido. Em minha opinião, Fernando Sabino poderia ter feito a obra ficar mais completa, mais filosofa, fazendo mais jus ao estilo de escrever de Machado de Assis, ou ter escrito mais á sua maneira.

   

Você também vai amar:

1 comentários

Subscribe