Resenha de A culpa é das estrelas, de John Green.

quarta-feira, agosto 14, 2013



         Eis aqui a postagem que eu mais desejei publicar desde quando eu criei o Leitoras Ocultas. Para quem acompanha á mais tempo, sabe que A culpa é das estrelas foi o primeiro item á entrar na minha wishlist, e demorou muito tempo para ser riscado. Então, foi com muito amor que eu li ele - e como não ler livros assim com amor - e preparei com toda a atenção essa resenha para vocês.

        A culpa é das estrelas é um romance atual do escritor John Green, autor também de O Teorema Katherine. No Brasil, foi publicado pela editora Intrínseca em 2012, enquanto o modelo original foi publicado na Julie Strauss-Gabel.  O livro recebeu várias críticas positivas e famosas, sendo uma delas de Markus Zusak - autor de A menina que roubava livros.

       O livro é narrado por Hazel Grace, uma jovem de 16 anos que possui um câncer que se instalou em seu pulmão. Sua doença parece nem aumentar, ou diminuir, devido á um remédio testado nela, que mesmo não tendo funcionando em vários pacientes, em Hazel funcionou. Hazel, porém, tem que andar constantemente com um aparelho que lhe possibilita respirar "normalmente." Sua mãe a obriga á participar de um Grupo de apoio para crianças com câncer, com a desculpa de que ela precisa viver sua vida normalmente, e ser simplesmente adolescente. Em uma dessas visitas ao Grupo, Hazel se depara com uma nova figura que não para de olhar para ela, apesar de sua aparência doente. Ele é Augustus Waters, o garoto que promete mudar sua vida, ou pelo menos parte dela,  para sempre.

       Eu não preciso nem comentar que o livro me surpreendeu muito além do que eu imaginava. Eu já havia lido muitas resenhas, e sinopses, mas nunca tinha imaginado que o livro era tão bom assim. O amor que Hazel vive com Gus é apaixonante. E como várias críticas dizem, você realmente mais se sentir em uma montanha-russa de emoções. Eu me vi várias vezes rindo, e chorando, e suspirando de paixão, e depois rindo de novo, ao decorrer do livro.

       Hazel é completamente irônica e divertida, o que me fez virar uma grande fã dessa personagem, apesar dela ser a típica personagens de livros, que se refugiam em seu quarto, ouvindo música e lendo seu livro preferido inúmeras vezes. Outra coisa que eu adorei nesse livro, foi a ligação que ele possui com o livro preferido da Hazel, que quando vocês lerem vocês vão entender. A culpa é das estrelas conseguiu me fazer rir, e ser um livro engraçado e apaixonante, mesmo se retratando de coisas tristes, como o câncer e a morte.

Augustus. Como não se apaixonar por esse personagem? Eu já gostei dele desde quando ele mostrou sua versão mais séria e sedutora para Hazel, mas quando ele mostrou o seu lado fofo e inocente, que depois de um tempo no livro começa a ser frequent, eu me apaixonei com completo por ele, assim como Hazel descreve, "como uma pessoa pega no sono".

Embora o livro mereça todos os elogios vindo de mim, eu acho que algumas cenas deveriam ser mais exploradas, e que o John deixou a desejar. Mas o que é isso em relação toda essa perfeição, não é mesmo? Para mim, é um dos melhores romances atuais, e que toda pessoa deve algum dia ler.


Você também vai amar:

4 comentários

  1. Esse livro é perfeito! Tenho ele e é meu preferido até agora *---*

    Bjos Yara! Adorei o post(:
    http://dezemaispoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou querendo ler um livro desses autor, porque está todo mundo falando muito bem dele. Mas não quero ler esse, porque não faz muito o tipo de livros que gosto. Acho que vou ler O Teorema de Katherine =D
    http://sorriso-espontaneo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, super emocionante. Já li umas quatro vezes haha
    Adorei a resenha, beijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Eu li este livro mês passado, depois de ver inúmeras críticas positivas. Mas, não sei se foi por causa da expectativa ou porque romance dramáticos nem sempre me interessam, me decepcionei com o livro. Concordo que a história é bonita e inspiradora, mas parece que faltou algo mais. Não consegui me emocionar com o livro. Acontece sempre o mesmo quando leio Nicholas Sparks.

    Mas sua resenha ficou muito boa. Suas impressões fazem as pessoas quererem ler (se eu não tivesse lido, com certeza o procuraria depois de sua resenha). Por isso, parabéns! Seu blog é lindo e estou seguindo.

    Beijo

    www.escritorade1viagem.blogspot.com

    ResponderExcluir

Subscribe