Resenha de Dom Casmurro, de Machado de Assis

terça-feira, agosto 20, 2013


Tumblr

          Dom Casmurro foi escrito pelo renomado escritor brasileiro Machado de Assis, sendo publicado em 1899 pela primeira vez. Demonstrando toda sagacidade do autor, demonstra a sociedade brasileira da época, ficando no assunto do amor, e consequentemente o ciúme acompanha esse romance. É em Dom Casmurro que aparece uma das personagens mais faladas da literatura do Brasil, e do mistério que cerca sua história: Capitu.

        Dom Casmurro é na verdade Bento Santiago, ou Bentinho como é chamado durante todo o livro, e narrador do livro. O livro começa com Bentinho explicando a origem de seu apelido - dado por um poeta que não teve a atenção de Bento no trem - e a origem do livro. Bentinho começa narrando sua vida, desde criança, onde seu destino era, irreversivelmente, ir para o seminário e se tornar um padre. Destino traçado por sua mãe - Dona glória - depois de fazer uma promessa para que seu filho nascesse com vida, e não morto como o anterior.  Porém, existe algo e alguém que faz com que Bentinho se pergunte porque ele precisa seguir esse destino, e seu nome é Capitolina.

        Capitu é vizinha de Bentinho, cujo ambos constroem uma amizade forte, repleta de companheirismo, e desde as primeiras páginas em que Capitu aparece é notável de que ali também irá aparecer um amor. E é isso que acontece. Bentinho se sente apaixonado por Capitu, e o narrador percebe que o sentimento é recíproco em uma tarde, ao pentear os cabelos de Capitu. Porém, existe um destino e uma promessa que ele é obrigado á concluir. Bentinho vai para o seminário, onde conhece Escobar, que logo vira um amigo para vida toda. É nesse ponto que aparece todas as dúvidas dos leitores, críticos, e principalmente de Bentinho: Teria Capitu traído Bentinho com Escobar?

       O livro superou as minhas expectativas. Primeiro, por ser um livro de época, eu pensei que ele seria chato, e sem sentido, e que eu não entenderia muitas coisas que ele Machado de Assis gostaria que seus leitores percebessem, até porque, as mentes para quais Machado de Assis escreveu, já não existem mais. E isso não foi verdade. O amor de Capitu e Bentinho é extremamente real, e atual, repleto de ingenuidade e promessas, o que me fez adorar as cenas de amor que aparecem nesse livro. Segundo, por já conhecer a escrita de Machado de Assis, eu já havia imaginado como seria mais ou menos a escrita de Dom Casmurro, e me preparei para uma leitura pesada. Não minto, a leitura foi pesada sim, cheia de termos complicados, mas foi bem mais tranquila do que a leitura do livro Memórias póstumas de Brás Cubas.

     Eu, particularmente, adorei os capítulos "fora da história" que aparecem nesse livro - aqueles capítulos em que o Machado de Assis  coloca textos, filosofando sobre algumas coisas. Eu tinha adorado isso no Memórias póstumas, e percebi que esses capítulos fazem parte do estilo pessoal do Machado de Assis, o que me fez gostar ainda mais dele como escritor. Sobre a dúvida de Bentinho em relação á Capitu, eu não vejo dúvidas de que Capitu realmente o traiu. Para aqueles que leram esse livro, perceberam que essa afirmação é sempre comprovada, porém, algumas partes me deixou com dúvidas, e me fez pensar: Capitu não seria capaz de trair Bentinho.  Escobar não seria capaz de trair seu amigo. E eu me encontrei tão perdida quando o narrador.

Você também vai amar:

7 comentários

  1. Foi o primeiro livro que li na minha vida, e era uma versão beeem antiga, mas até hoje conta na minha lista de favoritos. Machado de Assis tem um jeito só dele de escrever e é de apaixonar qualquer um.

    http://josyarr.blogspot.com.br/

    POST NOVO õ/
    Convocando parcerias e colaboradores! :)

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus livros preferidos no ensino médio *-* Terminei esses dias de ler Memórias Póstumas e juro, amo Machado hahaha
    Beijos
    http://carascaraminholas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse livro, li ele quando tinha uns 14 anos <3 Li Memórias Póstumas ano passado para o vestibular
    Beijos

    http://imaginebelleblog.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/blogimaginebelle

    ResponderExcluir
  4. eu simplesmente amo essa historia a forma como é escrita e a enorme duvida que envolve os personagens amo.

    Lindo o post amei o blog

    Parabéns

    fragmentos-intensos.com

    ResponderExcluir
  5. Horrível leitura extremamente cansativa... Extressante, sem fundamentos. Resumindo: Lixo completo!

    ResponderExcluir
  6. Você realmente gosta de escrever?

    ResponderExcluir

Subscribe