Resenha de Um Dia, de David Nicholls

quinta-feira, novembro 07, 2013




        Tan tan *w* Depois de alguns meses louca para ler esse livro, eu consegui ele com uma menina da minha sala - Obrigada, Talia - e eu enfim pude ler Um dia. Eu conheci primeiro o filme, depois de ver um cartaz de estréia em um shopping em São Paulo a muitos anos atrás, e nesse dia eu disse que veria o filme. Então, nesse ano, eu consegui ver o filme, e se eu falasse que eu não gostei eu estaria mentindo. O Filme é muito lindo, mas em breve falarei mais sobre isso, vamos para a resenha o/

         Um dia é um romance inglês escrito por David Nicholls e sua primeira edição foi publicada em 2009. No Brasil, foi publicado pela editora intrínseca e recebeu várias críticas em nosso território, como por exemplo o de Álvaro Pereira Junior da Folha de S. Paulo e em todos os outros lugares. "Um clássico moderno", foi o que vários críticos disseram a respeito do livro.

        O livro conta a história de vida de dois melhores amigos - e eternos apaixonados -, Emma e Dexter, ou Em e Dex como eles se chamam entre si. O livro começa quando os dois se conhecem depois da festa de formatura, e Dexter vê em Em apenas mais uma conquista depois que eles dormem juntos no apartamento de Emma; Mas, eles acabam mantendo contato e com o passar dos anos, trocam cartas e ligações, mantendo a amizade e sendo grandes amigos.



        A estrutura do livro é muito interessantes, assim como no filme, o livro conta o que acontece na vida dos dois no dia 15 de julho de todos os anos depois que Em e Dex se conheceram. Começando em 1988, e seguindo ano por ano, contando, ora o que Em está fazendo, ora contando sobre Dex. O que me irritou ás vezes, foi que tinham certos dias 15 de julho que Em e Dex sequer se comunicaram, e depois que você percebe o quanto é bonito e legal eles conversando você anseia por esses momentos tanto quanto os personagens anseiam um pelo outro. Porém, eles mantem sendo apenas amigos como combinaram depois da primeira noite juntos, embora Em tenha um grande e eterno amor por Dex. Entretanto, Dex é apenas um cara que gosta e ter todas mulheres ao seu dispor, e como trabalha na televisão, acaba conseguindo todas que realmente quer. Emma, singularmente, sonha em ser escritora, o que me faz me familiarizar muito com ela.

         Eu amei o livro. Como vocês sabem eu não sou muito fã de livros em terceira pessoa, porém esse livro, apesar de ter sido escrito assim, foi muito importante, para mostrar tanto a perspectiva de Emma quanto de Dexter de maneiras simultâneas. Outra coisa que eu adorei, foram as conversar entre os dois; Eles são muito divertidos, e muito inteligentes, e você vai se pegar rindo várias vezes com alguns comentários. A forma de escrita é perfeita, e eu me senti completamente encantada com David Nicholls. Ele sabe muito bem descrever as situações, e adorei a forma como ele comenta coisas inteligentes. Uma das coisas que eu mais adorei, foi quando Dexter ficava bêbado e ligava para Em (ele nunca deixou de ser apaixonado por ela também), ou escrevia cartas enquanto estava bêbado. Confie em mim, é muito engraçado.

      Enfim, o livro vale a pena ser lido e o filme é uma cópia quase que perfeita; Depois de ler o livro eu saquei várias coisas que havia ocorrido no filme, e vi que cada coisinha fazia muito sentido. Então, para mim, o livro merece cinco estrelinhas.

Você também vai amar:

3 comentários

  1. Olá, passei apenas pra dizer que já estou te seguindo e voltarei aqui futuramente pra fazer comentários sobre os posts.
    Seu blog é maravilhoso, convido você e suas leitoras a conhecer meu blog
    http://toobege.blogspot.com.br/
    Beijinhos

    Quem seguir no insta, sigo de volta http://instagram.com/theworldofmari

    ResponderExcluir
  2. Eu odiava ler romances, antes de conhecer este livro!
    Ele é incrível e indescritível.

    ResponderExcluir

  3. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda, Lea traz o universo de fundo..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Subscribe