11 Filmes que são inspirados em livros e você não sabia

domingo, abril 26, 2015

melinasouza02


Pouca gente sabe, mas a maioria dos filmes que assistimos na Sessão da Tarde são (novas) versões/adaptações de livros (alguns, clássicos da literatura). Assim que fiquei sabendo que estes famosinhos da Sessão da Tarde são adaptações eu fiquei super feliz, por que eu desde sempre amei eles *-*. Alguns destes já tiveram várias adaptações (algumas até brasileiras :o), tanto literárias quanto cinematográficas. Na lista a seguir eu coloquei, de um lado uma foto do filme e do outro uma foto do livro; juntos com seus títulos.
  

Sexta-feira muito louca - Filme: 2003 | Livro: 1972
Freaky Friday foi originalmente publicado como um livro infantil escrito por Mary Rodgers, mas a história vai ainda mais longe do que isso - o livro de 1972 foi potencialmente baseado em uma história semelhante, escrita na década de 1880, com o título Vice-versa. Em 2003 fizeram uma adaptação cinematográfica de muito sucesso, que recebeu o título de "Sexta-Feira Muito Louca", estrelado por Jamie Lee Curtis e Lindsay Lohan.
Tess (Jamie Lee Curtis) e Anna (Lindsay Lohan) são mãe e filha que vivem às turras. Decididas a acabar com as brigas, elas repentinamente trocam de corpos. Agora cada uma precisa aprender a lidar com a vida da outra, com as confusões crescendo ainda mais pelo fato de Tess estar de casamento marcado.

A Incrível Jornada - Filme: 1993 | Livro: 1963

A incrível jornada, de 1993, foi baseado em um romance de Sheila Burnford. Você vai se apaixonar por Chance, um Buldog trapalhão, por Sassy, a charmosa e engraçada gatinha que se comporta como um princesa e por Shadow, o adorável e inteligente Golden Retriever. A grande aventura começa quando estes irresistíveis animais de estimação decidem voltar para casa sozinhos, depois de terem ido separados de seus queridos donos. Na incrível aventura de volta para casa, atravessando as montanhas, eles vão enfrentar grandes perigos, animais ferozes e as dificuldades do caminho e da natureza. Um filme inesquecível sobre amor, coragem e dedicação.













Forrest Gump: O Contador de Histórias - Filme: 1994 | Livro: 19


Ainda que repleto de adaptações e pequenas adequações feitas especialmente para o cinema, Forrest Gump foi originalmente lançado como livro, publicação que vendeu ainda mais quando o filme chamou a atenção do público no cinema.
Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de Forrest Gump (Tom Hanks), um rapaz com QI abaixo da média e boas intenções. Por obra do acaso, ele consegue participar de momentos cruciais, como a Guerra do Vietnã e Watergate, mas continua pensando no seu amor de infância, Jenny Curran.

O Planeta dos Macacos - Filme: 1968 | Livro: 1963

O escritor francês Pierre Boulle escreveu O Planeta dos Macacos em 1963. Cinco anos depois a primeira adaptação foi lançada, desde então já fizeram vários outros. 
George Taylor, um astronauta americano, viaja por séculos em estado de hibernação. Ao acordar, ele e seus companheiros se vêem em um planeta dominado por macacos, no qual os humanos são tratados como escravos e nem mesmo tem o dom da fala.

Ela é o Cara - Filme: 2006 | Noites de Rei - Livro: 1996
O livro recebe um nome diferente do filme: Noites de Rei. Uma obra de Shakespeare, onde o duque Orsino está apaixonado por Lady Olívia, que não o ama. Uma jovem mulher, Viola, chega a Illrya levada pelo mar após um naufrágio. Ela tem um irmão gêmeo identico, Sebastian, o qual ela acredita que morreu afogado no naufrágio. Viola se disfarça de homem, muda seu nome para Cesário, e encontra trabalho como mensageiro de Orsino. O trabalho de Viola é mandar mensagens de amor de Orsino para Lady Olívia. Olívia se apaixona por Viola (Cesário), achando que ela é um homem. Viola se apaixona por Orsino, mas não pode revelar seu amor por ele pois Orsino acha que ela é Cesário, um homem. Assim um triangulo amoroso é formado.
No filme, Viola é um das melhores jogadoras do time de futebol  feminino que não se conforma por não poder mais jogar pois o time foi extinto do seu colégio, então ela vê como sua única chance de continuar jogando é assumir a vaga do seu irmão gêmeo no time da faculdade Tudo ia dando certo até a ex-namorada do seu irmão aparecer e Viola se apaixonar por seu colega de quarto. 


Herbie, meu fusca turbinado - Filme: 2005 | Car, Boy, Girl (Carro, Menino, Menina) - Livro: 1961

Gordon Buford escreveu Car, Boy, Girl - em português, Carro, Menino, Menina - em 1961, sete anos depois nascia a primeira adaptação de Herbie para o cinema, a Disney já produziu 6 adaptações com o fusquinha (Se Meu Fusca Falasse , de 1969; As Novas Aventuras do Fusca, de 1974; Um Fusca em Monte Carlo, de 1977; A Última Cruzada do Fusca, de 1980 , Se Meu o Fusca Falasse (Remake do primeiro filme) de 1997 e o mais recente filme é Herbie - Meu Fusca Turbinado, de 2006).
Maggie Payton (Lindsay Lohan) é uma jovem que faz parte de uma família de pilotos na Nascar e que adora competir, mas foi proibida de correr por Ray (Michael Keaton), seu pai superprotetor. Por causa desta proibição, Maggie está prestes a iniciar uma carreira no canal ESPN. Querendo presentear a filha com um carro devido a sua formatura, Ray a leva a um ferro-velho para que ela escolha seu presente. Maggie inicialmente está em busca de um carro esportivo, mas um desgastado e enferrujado fusca da década de 60 chama sua atenção. Maggie o escolhe e, para sua surpresa, logo descobre que ele não é um carro comum. Com a ajuda de seus novos amigos Herbie logo fica mais rápido do que nunca, fazendo com que Maggie decida inscrevê-lo para competir na Nascar.

As Patricinhas de Beverly Hills - Filme: 1995 | Emma - Livro: 1815

As patricinhas de Beverly Hills foi baseado em um romance do século XIX, de Jane Austen. 
Bem, o filme conta a história de Cher, uma garota rica e mimada que vive sua vida alienadamente, sobrevivendo de comprar em shoppings e conversas no telefone. Cher é venerada por todos a não ser por Josh, enteado de seu pai e o único que tem coragem para critica-la. Já no livro Cher na verdade é Emma, uma garota de família rica e só existe uma grande diferença entre as duas... logo no primeiro capitulo de Emma, ela é descrita como "Bela, rica e INTELIGENTE" e convenhamos que em questão de inteligencia a Cher deixa um pouquinho a desejar. E o Josh no livro é o Sr. Knightley que também o único capaz de repreender Emma quando ela faz algo errado.
Se Cher não que namorar garotos do colégio, Emma tem a ideia de nunca se casar; Se Cher faz uma "caridade" ajudando a Tai, Emma tenta fazer com que Herriet faça parte da sociedade e encontre um bom marido.  As semelhanças entre o filme e o livro são infinitas.
Cartas Para Julieta - Filme: 2010 | Livro: 2006

O livro, escrito por Lise Friedman e Ceil Friedman, foi uma homenagem à Julieta, personagem de William Shakespeare.
A lenda eterna do casal apaixonado de Shakespeare atrai milhões de visitantes a Verona, na Itália, todos os anos. Mas essa é apenas uma parte da história. Todos os dias, cartas, que costumam ter como endereço simplesmente “Julieta, Verona”, chegam à cidade. Chegam aos montes, em quase todas as línguas possíveis e imagináveis, escritas por românticos que buscam os conselhos de Julieta. E, surpreendentemente, nenhuma fica sem resposta. Cartas para Julieta conta a história dessas cartas e dos voluntários que vêm escrevendo respostas para elas durante mais de sete décadas, nos levando até Sophie, uma garota americana que vai passar as férias na Itália, que descobre uma carta para Juieta não respondida. A garota, então, sai em busca dos amantes destas cartas.
Eu amo este filme ♥ (quem acompanha o ig sabe u.u) ele é tão perfeito *w* e pretendo ler logo o livro (achei ele na Saraiva, clique *-*)

10 Coisas que eu odeio em você - Filme: 1999 | A Megera Domada - Livro: 1967
O filme  10 Coisas Que Eu Odeio em Você foi baseado na peça de William Shakespeare A Megera Domada. No filme Catarina é Kat, uma garota de opinião forte e que não se deixa levar pela opinião dos outros. Kat tem uma irmã mais nova que só pode namorar depois que ela (kat) estiver namorando. Já no livro a questão é o casamento, a irmã mais nova - Bianca - só pode se casar depois que Catarina estiver casada, lei essa imposta pelo pai das meninas. No filme quem consegue domar a "megera" é o Patrick, um bad boy contratado para sair com Kat a mando de Joey que que namorar Bianca, já no livro, Patrick é Petruchio um fidalgo de Verona que está a busca de um bom dote.
Essa história também serviu de base para a novela "O Cravo e a Rosa" da rede globo, e podem dizer o que quiserem, mais eu adoro essa novela.

O Pai da Noiva - Filme: 1991 | Livro: 1949

 O Pai da Noiva foi antes estrelado por Elizabeth Taylor, em 1950, do que por Steve Martin em 1991. O primeiro filme foi baseado em um romance satírico de 1949 escrito por Edward Streeter.
George Banks (Steve Martin) é um pai de família casado com Nina (Diane Keaton). Ele sofre uma crise de ciúmes quando descobre que sua filha Annie (Williams) e o namorado vão se casar. Durante a festa de noivado e os preparativos para o grande dia, o homem vai criar mil e uma confusões para não perder de uma única vez a sua "filhinha". Eu gosto deste filme  pretendo assistir a sequência logo.

Aromas E Sensibilidade - Filme: 2011 | Razão e Sensibilidade - Livro: 1996

A primeira vez que assisti este filme foi na Sessão da Tarde (assim como muitos outros dessa lista). O filme foi baseado em um livro da Jane Austen: Razão e Sensibilidade. Ainda não tive a oportunidade de ler (qualquer livro) este livro da Jane :3
O filme retrata as irmãs Dashwood (Elinor e Marianne) que depois de seu pai ser acusado de burlar investidores precisam fazer seu próprio caminho. Sempre tendo tudo em suas mãos elas encontram dificuldades em se adaptar com a nova vida que o destino as proporcionou. Vivendo uma vida tumultuada, as jovens tentam o equilíbrio confiando em seus corações e agindo com bom senso. 
No livro as irmãs Dashwood se encontram sem rumo depois que seu pai morre. Nessa época os bens da família só podem ser passado para o filhos homens (se não tiver filhos, vai para o primo, só não pode ficar com as mulheres), e como o pai delas era viúvo do seu primeiro casamento, todos os bens da família é passada para o meio-irmão das jovens. 
Sendo assim,  Elinor que é a razão e Marianne é a sensibilidade, enfrentam a incerteza do futuro que as aguarda.

Fontes: Geração Editorial | Garota Passageira
  

Alguns destes filmes são realmente meus queridinhos, principalmente Cartas Para Julieta ♥ *w* pretendo ler os livros (da maioria). Só de falar em "filmes" já me deu vontade de assistir alguns ahuahuah 
Enfim, espero que tenham gosstado do post e que tenham agora uma vontade de assistir estes filmes (novamente ?) e ler seus livros e.e
Até mais *3*







Você também vai amar:

2 comentários

  1. Não sabia da maioria desses, pensava que eram apenas os filmes :o
    O meu queridinho 10 coisas que eu odeio em você ta na lista, é muito love <3

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é hahaha comigo a mesma coisa :3 quando descobri que estes filmes foram inspirados em livros fiquei louca kkkkk
      Beijos ♥

      Excluir

Subscribe