Dicas para escritores #2: Como criar personagens

sexta-feira, junho 26, 2015

picture from my Instagram @yayitzsam💭

Falaí pessoas e xícaras fofinhas de chá   Hoje tem mais um post da série Dicas para escritores e espero que vocês tenham curtido o primeiro episódio. Se você não leu você pode encontrar o post clicando aqui: Como começar a escrever?. Então, hoje vamos aprender como criar nossos personagens (e é a minha parte preferida, adoro conhecer e criar gente nova).


  Como criar personagens?
Os personagens sem sombra de dúvidas é a coisa mais importante que um livro poderia ter, a) porque eles que vão encantar o leitor, e fazer com que gostem da história, e b) porque eles que vão fazer uma ponte entre a realidade humana e a fantasiada em seu livro.

Um personagem deve ser muito bem caracterizado tanto fisicamente quanto emocionalmente; Fisicamente pois as pessoas precisam imaginar o seu personagem. Emocionalmente porque as pessoas precisam sentir a essência que o seu livro tem para mostrar. E bom, os leitores não se espelham em histórias, e sim nos atos que os personagem executam.

Existem três tipos de personagens: Os simples, secundários, e os complexos.


 PERSONAGENS SIMPLES 



Os personagens simples são aqueles que você vai falar "por alto", sem detalhar muito dos sentimentos deles, mais a fisionomia mesmo, mas sem dar muita atenção. Esses personagens servem apenas para dar um ânimo na história e eles possuem apenas uma característica marcante. Exemplos desse personagem é a Luna Lovegood de Harry Potter, ou Al de Divergente. Eles aparecem sempre acompanhados do personagem principal, tanto ajudando ele, quanto atrapalhando. Eles podem ser extensões de outros personagens principais também, como por exemplo, os amigos de Draco Malfoy.


 PERSONAGENS SECUNDÁRIOS 




Os personagens secundários são aqueles que remedeiam entre o conceito de Simples e Complexo; Neles você vai detalhar um pouco mais, e eles serão um pouco mais próximo do personagem principal do seu livro. É o caso por exemplo, do Professor Snape, em Harry Potter, ou Plutarck em Jogos Vorazes.

 PERSONAGENS COMPLEXOS 



Bom, nesses personagens você vai ter que se esforçar o máximo. A complexidade é a maior característica que o seu personagem principal vai ter. Nesses personagens complexos, você precisa detalhar o máximo que conseguir da personalidade - todas as características, - e o máximo da fisionomia também. Um bom livro faz você sentir que os personagens são reais, e os detalhes são muito importante. Um exemplo desses personagens são Harry Potter, Ron Wesley e Hermione de Harry Potter, Katniss perfeita Everdeen, de Jogos Vorazes. Eles são os personagens mais essenciais da história.

Agora vamos aos detalhes usando como base a Katniss. Katniss no livro é destemida, corajosa, sempre pronta para proteger aqueles que ela ama, canta bem, tem uma boa pontaria em arco e flecha, sabe fazer arcos porque o pai a ensinara, possui pele cor de oliva e cabelos castanhos escuros. É dessa maneira - e mais - que você deve detalhar seus personagens principais.



Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado das dicas meaw



Se inscrevam



Você também vai amar:

0 comentários



Subscribe