RESENHA: Mentirosos de E. Lockhart

domingo, outubro 04, 2015


Olá Maiders !! A resenha de hoje será deste livro que recebi de presente de aniversário, ou seja, eu já devia ter lido pois ganhei no começo do ano, mas...atrasei. Atrasei meu sofrimento.
Este livro superou todas as minhas espectativas e espero que o filme seja o mais próximo do livro (sim, vai ter filme *0*).
Bom, não teria como eu fazer uma resenha bem esplicadinha sem dar vários spoilers ~ spoilers gigantes ~ então esta resenha não será tãaao completa como as outras.

Enfim, vamos para a resenha:
Mentirosos


 Título: Mentirosos Autor(a): E. Lockhart Gêneros: Suspense, Romance, Drama Editora: Seguinte Páginas: 270 Lançamento: 2014
 
Nota:
 
     


Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.


TAGS LITERÁRIAS: 
  

Emily Jenkins Lockhart é uma escritora norte-americana, nascida em Nova Iorque, conhecida principalmente por seu livro We Were Liars (Mentirosos, no Brasil, publicado pela Editora Companhia das Letras, no selo Seguinte). Fez doutorado em literatura inglesa, deu aulas de redação, literatura e escrita criativa. Publicou no Brasil também O Histórico infame de Frankie Landau-Banks. Também é autora de Damarama, The Boyfriend e Fly on the wall.

Em Mentirosos conhecemos a família Sinclair, em que ninguém é carente; ninguém erra; ninguém é criminoso; ninguém é viciado, ninguém é fracassado, mas talvez isso não seja verdade. Eles são ricos, altos, brancos, loiros, bonitos, atléticos e vencedores, sempre estão sorrindo e sempre estão por cima.
Todos os anos, durante o verão, os patriarcas da família, Henri Sinclair e Tipper Taft , reúnem as filhas - Penny, Bess e Carrie - e seus netos - Cadence, Johnny, Mirren, as gêmeas Liberty e Bonnie, Will e Taft - em sua ilha particular, Beechwood, próxima à costa de Massachussets.


Na ilha, cada família tinha sua casa e cada casa recebia um nome. Os patriarcas Sinclair ficavam em Clairmont com dois cachorros: Príncipe Philip e Fátima. Os Eastman ficavam em Windeme com os cães Bosh, Poppy, e Grendel. Os Sheffield ficavam em Cuddledown e os Dennis ficavam em Red Gate.
O livro acompanha um mapa da ilha e uma árvore genealógica para o leitor entender tudo um pouco melhor.
Até o verão a família ficava praticamente sem se comunicar. Era como se só os momentos na ilha existissem, como se a ilha fosse um lugar secreto.

A família tinha um pequeno grupo intitulado de Mentirosos, formado pela neta primogênita Cadence (apelidada de Cady), sua doce prima Mirren (filha de Bess), seu primo cheio de energia Johnny (filho de Carrie) e seu amigo inteligente Gat.
O grupo foi criado no verão dos oito - eles chamam os verões assim pois todos faziam aniversário no outono então sempre que se encontravam tinham a mesma idade - quando Ed, o namorado de Carrie, leva seu sobrinho, Gat, para passar o verão com a família Sinclair e esquecer um pouco da morte do pai.
Diferente da família Sinclair, Gat é de ascendência indiana, com nariz grande, pele morena, boca meiga, cabelo preto e enrolado, inteligente, e são essas características que chamaram a atenção de Cady.

No verão dos quatorze Gat e Cady descobrem que sentem algo um pelo outro maior que amizade e nutrem esse sentimento proibido intensamente.
Mas é no verão dos quinze que seu pai se separa de sua mãe e Cadence sofre um acidente misterioso e aguenta os próximos dois anos fortes dores de cabeça, amnésia seletiva, muitos analgésicos e uma depressão.
Ela passou o verão dos dezesseis viajando pela Europa com o Pai para esquecer um pouco de tudo aquilo e agora, no verão dos dezessete, ela retorna à ilha para poder recordar de tudo o que aconteceu.
Nesse verão ela passaria apenas quatro semanas na Ilha, e estava determinada a descobrir tudo sobre seu acidente já que ninguém, nem mesmo os Mentirosos, querem contam pra ela. E ela descobre, e nós também.

Este livro é indescritivelmente surpreendente! Eu amei, tanto que é um dos meus preferidos. A autora levou tudo de um jeito tão diferente que nem passou pela minha cabeça que aquele final seria como foi, e eu não vou entrar em detalhes para evitar super spoilers. Lockhart deixa pistas no decorrer do livro, mas se você não ler bem devagarzinho e já tentando decifrar tudo você não vai saber, e mesmo assim o final é arrebatador.
Este final não vai te deixar sair impune, de qualquer forma, você gostando deste livro ou não, ele vai deixar alguma coisa em você. Ele me fez, além de triste e "chorosa", pensar direito na minha família e em como eu sou feliz por não ter uma família problemática e do jeito que os Sinclair são.
O livro é cheio de metáforas e a autora até nos deu umas paródias de contos de fadas criadas pela protagonista, no começo eu fiquei bastante confusa sobre o que era literal ou não, sobre o que aconteceu ou não.

Ele é dividido em cinco partes.
Também foi lançado pela Seguinte com uma capa toda amarela e pela ASA com o título Quando Éramos Mentirosos.
Posso reler este livro quantas vezes quiser que sempre vou ter o mesmo sintoma. Esse suspense é um dos melhores que já li e super recomendo.
A capa é linda e tudo mais, ela é prateada e suave, porém ela suja com muita facilidade. O meu livro foi comprado pelo site da Saraiva e quando chegou não tinha nem um plástico pra proteger, tinha um adesivo de informação colado NA CAPA, a lombada estava um pouco amassada e o livro estava cheio de marcas e sujeiras (por isso não sou fã de comprar livros lá, vem muito descuidado).
Acho que pra evitar a sujeirada toda que se cria com o simples fatos de tocar o livro, a editora poderia ter deixado a capa branca mesmo, assim não precisaria dele ser como é :3
  

Espero que tenham gostado da resenha pessoal !! E arrumem algum jeito de ter esse livro (nem que seja em PDF haha), creio que não irá decepcionar vocês.
Beijos e até a próxima


Follow me



Você também vai amar:

4 comentários

  1. Adoro filmes/livros/séries que mostram essa sociedade da classe mais alta e que mostram que apesar da quantitá de dr dinheiro que possuem , não são perfeitos , temos o exemplo de Gossip Girl (série) , e de vários outros filmes.. Já tinha escutado muito bem desse livro e depois dessa resenha fiquei ainda mais ansiosa 😜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo séries assim mas nunca assisti Gossip Girl :3
      Que bom que gostou da resenha ♥ quando ler deixe sua opinião aqui :)
      Beijos ♥

      Excluir
  2. Vocês ajudaram a pousar uma dúvida sobre a minha cabeça. Já ouvi muitos relatos e resenhas a respeito do livro, todavia, estes se contrapõem. Uns dizem que é magnífico, já outros dizem que é Ruin. Graças a vocês eu cheguei a uma conclusão, vou ter que ler ao menos o começo na Internet para poder dar meu parecer a respeito do mesmo. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei *-* fico muito feliz por isso ♥
      Quando ler que tal deixar sua opinião aqui ? :D

      Muito Obrigada Líbero ♥
      Beijos ♥

      Excluir

Subscribe