TOP 5 LITERÁRIO: 5 livros fofos

sábado, outubro 17, 2015

 

Olá, olá a todos! Primeiramente vamos às apresentações: me chamo Brenda Sousa, sou dona do blog/Ig Postando trechos e a partir de hoje chego como colaboradora do blog da fofíssima Maidy com a coluna "Top 5 literário".  Os posts acontecerão todo fim de semana e em cada um deles traremos um top 5 diferente relacionado ao mundo da literatura nacional e mundial. Espero que gostem e acompanhem sempre! 

Agora chega de papo e vamos ao nosso primeiro top 5: 5 Livros fofos. Quando recebi a sugestão pensei: Bom, livros podem ser fofos de diversas formas, então que caminho vou seguir? Parei na frente da minha estante, rondei meu perfil no skoob e cheguei aos 5 livros abaixo, dentre tantos outros que me conquistaram no aspecto "fofura". Como se trata de um top 5, numerei em ordem descrescente (com um forte aperto no peito, porque classificar livros me destrói por dentro, especialmente quando gosto de todos. hahahah).

5º lugar: Para onde ela foi
O livro se passa três anos após o final de "Se eu ficar" (que a maioria de vocês deve conhecer, uma vez que já foi adaptado para os cinemas) e é, bem resumidamente, sobre o poder do reencontro com alguém que você gosta muito. Achei lindos os momentos entre Adam e Mia e o mais interessante foi ver a visão dele sobre tudo que aconteceu nesses três anos, mudando tanto a vida deles. Ver a visão do não-mais-garoto deixou a história ainda mais fofa, na minha opinião, e o considerei ainda mais bonito do que "Se eu ficar", em sua essência.

Mas eu faria de novo. Faria aquela promessa milhares de vezes e a perderia milhares de vezes para tê-la ouvido tocar a noite passada ou vê-la esta manhã à luz do sol.

4º lugar: Patch Adams - O amor é contagioso
Essa história é de arrancar lágrimas de emoção e contagiar corações. A ideia do livro era trazer a essência do trabalho feito por tantos anos por Patch Adams com seus alunos e nos lugares que trabalhou como médico, com seus métodos não tão convencionais de cuidar. Apesar de maravilha do livro, com ilustrações fofíssimas, Patch Adams, em uma entrevista muito antiga à TV Cultura, declarou que não gostou da mensagem passada pelo filme nem pelo livro, uma vez que não foi um retrato fiel do seu trabalho e dos seus objetivos. (Caso alguém se interesse, para assistir a entrevista é só clicar AQUI). Apesar disso, o livro continua sendo fofo, tanto fisicamente falando, quanto na mensagem passada.

Eu te amo sem saber como, nem quando e nem onde. Te amo simplesmente, sem complicações nem orgulho.


3º lugar: O casamento
Os leitores de Nicholas Sparks sabem bem que, dentre muitos clichés apaixonantes, temos sempre uma bela história de amor sendo contada que, provavelmente, no fim das contas nos deixará em lágrimas, geralmente de tristeza. O Casamento é uma pseudo-continuação de "Diário de um paixão", fenômeno mundial também adaptado para os cinemas. Não temos exatamente todos os mesmos personagens, mas há um elo entre as duas histórias que é muito importante e contribui em grande parte para a fofura do livro. É uma história sobre reconquista, com um desfecho que muita gente não deve esperar ao lê-lo. Fiquei "chorosa" com a leitura a alguns anos atrás, mas, finalmente, de alegria, de emoção.

(...), eu não podia negar que estávamos nos afastando, e quanto mais pensava nisso, mais percebia como a distância entre nós dois tinha se alargado. Havíamos começado como um casal e em seguida nos transformamos em pais (...), mas agora, 29 anos depois, era como se tivéssemos nos tornado novamente dois desconhecidos.


2º lugar: O pequeno príncipe
Claaaaro! Como este livro épico poderia não estar nesse top 5? Lembro-me do momento que comprei o meu primeiro exemplar deste livro numa bienal na minha cidade. Todos sempre me diziam: todas as crianças devem ler o pequeno príncipe. Eu diria algo diferente: todos os adultos devem (re)ler este livro. Ele é recheado de momentos fofos e questionamentos instigantes entre os personagens e, acima de tudo, nos ensina o valor e o significado das amizades e das pessoas que realmente importam em nossas vidas. Fofura top 1000.

Você se torna eternamente responsável por aquele que tu cativas; 


1º lugar: Extraordinário
Fiquei me debatendo entre colocar este ou o anterior em primeiro lugar, mas cheguei a esta conclusão. Por que? Extraordinário é um livro que ensina lições diretamente sobre um mundo real e que está diante dos nossos olhos todos os dias enquanto insistimos não ver. Se trata da história de um garoto especial, mas não com relação a suas capacidades cognitivas ou sua diferença física, mas sim pelo seu coração puro. August me conquistou desde as primeiras páginas e, apesar de todo o sofrimento durante o livro, o desfecho fez com que esse fosse o livro mais cheio de lições e um dos mais importantes que já li na vida, além do mais fofo. Aos que não leram, leiam não só como leitores, mas como seres-humanos. Simplesmente leiam.

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.

É isso, pessoal. Ufa, foi difícil, mas acho que deu para fazer um bom trabalho. A coluna funcionará mais ou menos assim e aceito sugestões de top 5 literários, caso sintam-se à vontade para fazê-las. Ah! E nos conte: já leu algum desses livros? O que achou? Qual o SEU top 5 livros fofos? 

Até mais, leitores da Maidy!
Com carinho literário,
Brenda.

Você também vai amar:

8 comentários

  1. Adorei o top 5. Desses só não conhecia o 4°, e o primeiro já tinha visto ele. Quero muito ler a continuação de 'Se Eu Ficar'; gosto dos livros do Nicholas,mas não li esse, ainda,rsrs. O Pequeno Príncipe é muito fofo *--*

    Te espero no próximo fim de semana, rsrs. www.princedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse de Patch Adams é bem antigo mesmo e recentemente descobri essa polêmica sobre ele, mas acho que poucas pessoas o conhecem. Leia a continuação! Ficou bem legal, teve nexo. São tantos livros do Nicholas, né? Eu enlouqueço aqui. hahahaha O pequeno príncipe é um amor.

      Oba! Até lá! Beijos.

      Excluir
  2. Seja bem vinda Brenda. Gostei muito desse novo quadro e vou acompanhar lo todas as vezes que houver post. Achei muito legal os 5 livros aqui citados, pelas citações que pude ver em outros lugares e aqui. Os que mais me chamam a atenção e que eu desejo muito são: Para onde ela foi e o pequeno príncipe. Se quiserem me dar fica a dica. Haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado e apareça mesmo, viu? hahahahaha Eu to querendo vários também, acho que vou dar essa dica para todos. :P

      Até a próxima!

      Excluir
  3. Oi. Tudo bem?
    O pequeno príncipe e Extraordinário ❤️
    Os meus dois livros amorzinhos. Amo demais!
    Adorei o post.
    Beijos.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São dois livros incríveis, né? Amo muito também!
      Fico feliz que tenha gostado!

      Até a próxima.
      Beijos.

      Excluir
  4. Quero muito ler extraordinario - Se eu ficar eu adorei mas odiei a continuação.

    estanteesquematizada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. O pequeno príncipe todos me recomendam. Os livros do Nicholas, eu não consigo gostar tanto de livros dele pelo gênero (romance) :(

    ResponderExcluir



Subscribe