TOP 5 LITERÁRIO: 5 livros sobre amizade

sábado, outubro 24, 2015


Olá, leitores! A nossa coluna top 5 literário de hoje vai trazer 5 livros que falam sobre amizade. Acredito que vocês já tenham lido pelo menos um dessa listinha e possam entender do que estou falando. Aos que não leram, espero que possam ter a oportunidade e que gostem das leituras. Sei que existem muitos livros com essa temática, então nos contem as experiências de vocês no assunto "amizade literária"! ;)

5º lugar: Os Goonies



Esse é um livro antigo, que provavelmente pais leitores conhecem melhor. Não é uma história muito elaborada, não tem um enredo de tirar o fôlego, mas fala da história de amigos que estão prestes a se separar, mudar de escola e de cidade e que querem passar seus últimos dias juntos buscando aventuras. No meio dessa busca por aventuras, eles encontram um mapa do tesouro e decidem tentar encontrá-lo, acreditando cegamente na sua veracidade. Eles se metem em confusões, encontram gente perigosa, mas acima de tudo percebem o valor da amizade que eles tem e o quanto querem manter uns aos outros para o resto da vida.



Tá afim de embarcar numa aventura bacana? Cheia de histórias de piratas, ladrões e com fortes ensinamentos sobre a amizade? Então, Os Goonies é ideal para você! O livro é uma transformação do filme de Steven Spielberg em texto, onde James Kahn retrara os fatos que se passam na história original. Kahn consegue manter o leitor preso nesta história do início ao fim e, se você já assistiu ao filme, é comum que as cenas sejam revisitadas em sua memória. A história passa em uma cidadezinha, onde há um conjunto habitacional que "foi hipotecado" e as pessoas não conseguem comprá-los novamente. Uma espécie de clube dos riquinhos, dono das terras onde as casas foram construídas, está retirando todo mundo dali para aumentar seu espaço e melhorar seu clube.



O livro é tão antigo que seu filme é de 1985! Confiram abaixo o trailer.


4º lugar: Série "O clube das mulheres contra o crime"
Coloquei toda a série porque são livros em que a amizade das 4 personagens principais é muito marcada e muito importante também profissionalmente. A série de James Patterson traz amigas em profissões diferentes, que se complementam. Então é uma relação para além da vida pessoal, que exige muita confiança. No meio disso tudo, há também problemas familiares, romance e muitos perigos, mas as amigas estão sempre nos números de discagem rápida e são as primeiras a serem contactadas. Gosto muito da relação delas e, como uma história mais séria, nos mostra a intensidade e a extrema importância da amizade no nosso dia a dia, mesmo na vida corrida de adultos.


3º lugar: As vantagens de ser invisível
Sou suspeita para falar, porque achei esse livro um amor! A união dos três personagens principais é linda de ver, a ajuda que dão uns aos outros, as aventuras da adolescência pelas quais passam juntos e até mesmo as encrencas que metem uns aos outros sem nunca se deixarem abandonar. A cena do livro e do filme que mais me marcaram é a famosa cena do carro com o "Eu me sinto infinito". Linda história e linda mensagem, apesar do "segredo" trazido no livro sobre a vida do personagem principal.

Elogiado pela crítica e adorado pelos leitores, As vantagens de ser invisível – que foi adaptado para os cinemas com Emma Watson, a Hermione de Harry Potter, e Logan Lerman, de Percy Jackson, no elenco – acaba de ganhar nova reimpressão pela Rocco. Livro de estreia do roteirista Stephen Chbosky, o romance, que vendeu mais de 700 mil exemplares nos EUA desde o lançamento, está de volta ao topo do ranking do The New York Times impulsionado pela adaptação para a telona.


2º lugar: Jogos Vorazes
Essa trilogia é rica em inúmeros assuntos importantes, desde políticos até românticos, mas eu gostaria de destacar a temática da amizade em toda a história. Não falo só entre Katniss e Gale, ou Katniss e Peeta, mas também entre Katniss e sua irmã ou mesmo entre alguns personagens dentro das arenas. Neste saga a amizade carrega ainda o grande valor da sobrevivência, de entregar sua vida a alguém inicialmente desconhecido, e, pensando bem, não é assim que as amizades acontecem? Não literalmente, é claro, mas as nossas vidas estão nas mãos dessas pessoas que tanto amamos, uma vez que compartilhamos sentimentos, angústias, desejos e experiencias boas e ruins. Então, acho que Jogos Vorazes também nos ensina um pouco disso.


1º lugar: A culpa é das estrelas

Para além do romance do casal principal, Hazel e Augustus, há a presença de Isaac que foi mágica na história. São três casos de graves problemas de saúde, diferentes tipos de câncer, porém há momentos tão incríveis no livro sobre a força da amizade dos três, que me fazem arrepiar. A união deles, os momentos de alegrias que proporcionam uns aos outros mesmo com um relógio batendo dentro de si o tempo todo e as descobertas que fazem juntos me fizeram colocar este livro em primeiro lugar. Como li em outros blogs, em momento nenhum a doença define os personagens, mas ver como a amizade foi um grande turbo para a vida desses jovens é apaixonante.

Hoje ficamos por aqui! Espero que tenham gostado e não esqueçam de contar as suas opiniões nos comentários ou mesmo de nos dar sugestões de top 5 literários para as próximas semanas!

Até a próxima semana, leitores da Maidy!
Com carinho literário,
Brenda

Você também vai amar:

5 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei as suas dicas. Acede é um amor♥
    Beijos.
    Sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! *_* Verdade, um amor em todos os sentidos.

      Beijos!!

      Excluir
  2. O que eu mais gosto claro é Jogos Vorazes. Eu nunca havia ouvido falar de Goonies. Depois que vi a descrição aqui feita e o trailer do filme, fiquei interessado e procurarei saber mais sobre a obra. Gostei do post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um amorzinho de livro. Espero que goste caso leia. O filme é bem antigo, então pode incomodar algumas pessoas...

      Beijos!

      Excluir
  3. Pode até parecer loucura, mas nunca li a culpa é das estrelas (não gostei do filme, e também não gosto dos finais do livro do Green, ele machuca muito hahhs). As vantagens de ser invisível já vi o filme, gostei um pouco e mais para frente quero comprar o livro. Jogos vorazes é uma das únicas sagas que ainda não li os livros nem vi os filmes, mas pretendo ler logo
    Adorei o post. Bjs <3

    ResponderExcluir

Subscribe