Passo-a-passo: Como aquarelar? (Aquarela fofa)

sexta-feira, novembro 13, 2015





Gente, tô feliz! Depois de muita peleja  e enrolação, finalmente consegui fazer meu primeiro post para o Dear Maidy. <3 Esse passo-a-passo custou muito a sair, pois sempre que me preparava para fotografar eu não curtia o resultado e sempre que eu curtia o resultado eu me tocava que não tinha fotografado nada... Masss por fim eu consegui fotografar uma ilustrinha \o/ \o/ \o/ e mesmo ela sendo simples, achei o resultado fofinho, ou seja, tudo a ver com o blog.


Bora conhecer  o meu ~jeitinho~ de ilustrar e aquarelar?

Não costumo seguir uma regra, mas algumas vezes antes mesmo de pegar no lápis eu defino o que quero desenhar e então busco referências (no google caso seja algum personagem, ou então no Pinterest quando quero pessoas aleatórias). Desenhar à partir de referências é muito bom para desenvolver o traço, pois é aí que treinamos expressões e posições novas.  Mas outras vezes, como no caso dessa ilustração, eu apenas começo a rabiscar e vou decidindo no improviso o que vai virar.

 Passo 1: isso é meio obvio né rs, mas o primeiro passo é o desenho à lápis, então pode errar e refazer à vontade, até chegar em um resultado que agrade para então ser finalizado.
Quando faço algo para ser aquarelado e não quero que o lápis apareça, uso lapiseira 0.5 HB. O traço fica bem suave, não marca o papel e é bem fácil de apagar depois.


 Passo 2: contorno com nanquim (existem várias marcas, descartáveis ou recarregáveis, mas a que eu uso é a descartável Micron da marca Sakura). A maioria das pessoas faz o contorno no final, mas eu me acostumei a fazer antes de pintar, porém não existe nenhuma regra, faça da maneira que se sinta mais confortável. Só certifique que está usando nanquim à prova d'água para que não borre.



 Passo 3: Antes da aquarela em sí, costumo dar uma sombreada no desenho com lápis de cor aquarelável, uso esses comuns da Faber-Castell mesmo, gosto bastante do efeito pois quando passo a aquarela com água, o lápis dá uma dissolvida bem suave.


 Passo 4: agora sim vamos aquarelar! Costumo começar pelas partes maiores e externas do desenho, para evitar ao máximo que uma cor entre na outra acidentalmente (ainda assim os ~defeitos especiais~ aparecem sempre :P) O segredo da aquarela é não ter dó de água e sempre esperar secar para começar com outra cor (caso a intenção seja não misturar, claro).



Para quem tem curiosidade em saber como faz esse efeitinho escorrido cola aqui que é super simples: é só passar a tinta com bastante água e daí puxar com o pincel para que a água siga o caminho. Então dá uma soprada para ela se espalhar. Dá para fazer muita coisa bacana com essa técnica, rola misturar cores, fazer splashes... é só deixar a imaginação fluir!

Quase pronta! Esperando secar para finalizar

 Passo 5: depois da aquarela totalmente seca, costumo usar uma caneta branca para fazer alguns detalhes e criar algum pontos de brilho. E então é só alegria e amor pela aquarelinha pronta. <3



Espero que tenham gostado da minha participação por aqui. Em breve volto com mais dicas e quem sabe alguma fanart bem geek/fofa. :D 

 Ah, quem curtiu e quiser conhecer mais do meu trabalho me ache aí:


Você também vai amar:

7 comentários

  1. Aloha, Thaty! Seja bem-vinda, yeeey! o/
    Adorei a ilustração <3 Gostei bastante das dicas, acho que principalmente do efeito escorridinho, porque sempre via por aí e ficava tipo ''gente, como é que eles fizeram isso?'' hahah.
    Estou apaixonadinha por essa melancia com caroços de coração *--* e a garota é muito amorzinho. Nhaaw >//<
    Eu gosto bastante de aquarelas, mas nunca tentei fazer :v Acho que vou tentar achar tinta aquarela por aqui para fazer (tentar) uma :33
    Ah, eu passei lá no seu instagram e fiquei simplesmente babando pelos seus desenhos! *o* São muito lindos e fofos. E aquela menina com o vestido roxo ''escorrendo''? <3 Você é muito talentosa, parabéns o/

    Beijos de chantilly,
    Sun.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda, eu não sei desenhar nada mas sempre que vejo ilustras fofas como essa em aquarela me dá vontade de criar arte, hahah :))
    Beijão!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  3. Aquarela é muito amoooor!
    Faço curso de Design Digital na faculdade, e acabamos tendo duas cadeiras de desenho nesse curso, o que me proporcionou experimentar materiais como aquarela, que eu amei!
    Adoreiii suas dicas e o desenho ficou lindo!
    Beijoooos

    http://www.esmalteecor.com/

    ResponderExcluir
  4. Bem vinda!!
    Não sou nem um pouco boa com desenhos, aquarelas e etc. Adorei a desenho. Muito fofo♥
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que amor seu desenho *-*
    Nunca fui muito boa em desenhos e afins, mas depois desse passo a passo vou até tentar alguma coisa, ver se sai alguma aquarela bonitinha hahaha
    Bjos, adorei seu post ♥

    ResponderExcluir
  6. Seja bem vinda. Gostei muito do post e das dicas. Vou continuar acompanhando seus posts, já que serão de qualidade e porque eu sou um desastre no desenho kk

    ResponderExcluir



Subscribe