RESENHA: A Formatura - O Teste 3, de Joelle Charbonneau

terça-feira, novembro 17, 2015

[OBS: as fotos deste post, exceto a que está abaixo, foram retiradas do google. Todos os direitos reservados]

Oi oi pessoal !! Aqui está mais uma resenha \o/
Bom, desde o momento em que vi a capa (que é realmente linda, né?) de O Teste fiquei encantada. Após ler sua sinopse e descobrir que é uma trilogia fiquei mais ainda; e hoje venho trazer pra vocês a resenha do último livro desta trilogia perfeita *---* ♥
A algum tempo atrás a Yara fez a resenha de O Teste e logo depois eu fiz a resenha de Estudo Independente, e eu fiquei super louca (siim haha) pra ter logo A Formatura em minhas mãos e poder resenhar pra vocês ♥
Confesso que esta resenha foi um pouco difícil de fazer e também difícil em não deixar pequenos spoilers, então já vou avisando que pode spoiler sim :B fiz o possível...
Enfim, vamos para a resenha:




 Título:  A Formatura
 Autor(a): Joelle Charbonneau

 Gêneros: Distopia, Suspense, Young Adult

 Editora: Editora Gente / Selo Única 
 Lançamento: 2014
 Páginas: 320 páginas 
 Nota:      

Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas. Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso. Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.

TAGS LITERÁRIAS: 

A Formatura é o último livro da trilogia distópica de Joelle Charbonneau e o desfecho que todos esperamos. Neste último volume, Cia já está a um tempinho na universidade e está trabalhando como estagiária da Presidente Collindar. Digamos que agora ela é uma rebelde que luta pelo fim do horrível teste que várias pessoas passam todos os anos. Com o intrigante final de Estudo Independente creio que qualquer leitor fica louco pra saber logo qual fim esta distopia terá e o que mais irá acontecer com as pessoas e com tudo, assim como eu.
Desde o começo Cia vem ignorando o conselho de seu pai sobre não confiar em ninguém, primeiro confiou em Tomas e contou pra ele todas as experiências que seu pai teve no Teste e os perigos que provavelmente enfrentariam, depois com Will e ela quase morre por isso, agora com Raffe; e ela ainda tem que decidir se pode confiar e acreditar nele ou não, pois além de ele vir de Tosu City ele ainda é filho de um dos mais próximos do Dr. Barnes. Neste volume, mais do que tudo, ela precisa seguir em seus instintos aguçados e escolher em quem realmente pode confiar, e tomar decisões que podem mudar não só sua própria vida como também a de sua família e de todos os outros habitantes do país.
“Na mitologia, o raio representa perda da ignorância ou punição para aqueles que ultrapassam seus limites. Usei dois raios, uma vez que pretendemos fazer as duas coisas.”

Agora que a Professora Holt e o Doutor Barnes estão cada vez mais em sua cola, Cia precisa tomar cuidado com cada passo que dá e com quem anda. Ela está decidida em acabar com O Teste e para isso vai em busca de provas contra o Dr. Barnes e todos os outros responsáveis pelo Teste. A Presidente Collindar dá a Cia uma tarefa importante para acabar de vez com o sistema, mas esta tarefa pode custar sua vida e decidir o destino de muitos inocentes. O tempo de Cia é curto e está acabando, ela tem apenas uma semana, quem sabe pouco mais, para decidir quem serão seus "ajudantes" para esta tarefa importante. Muitas coisas (que já até se passaram por minha cabeça, rapidamente, como um relâmpago) vem à tona e coisas que nem acreditávamos que era de tal forma acabaram sendo desta forma sim e é tanta informação que a gente até fica um pouco confuso hehe
"Este não é o caminho com que sonhei enquanto crescia, mas é o que preciso percorrer."
Assim como a Katniss, Tris ou várias outras personagens, eu admiro muito a Cia por ela ser tão jovem e amadurecer tão rápido, ter uma mente esperta e tudo mais.
Creio que alguns fãs de Jogos Vorazes irão comparar estas duas trilogias, mas creio que todas as distopias tem algo haver com Jogos Vorazes... que seja a cerimônia (que sempre tem e que quase sempre ocorrem na mesma idade), a revolta contra o governo totalitário, enfim, esqueçam um pouco de Jogos Vorazes e não façam comparações, por favor.
Sobre as capas, elas são lindas e maravilhosas, mas assim como nos livros anteriores esse tem alguns erros de ortografia, então é melhor ler prestando atenção por que as vezes dá pra se confundir com o que é fala ou pensamento.
"Fui educada ciente de que é impossível sempre saber o que é certo. O máximo é tentar fazer o que você acha que é certo pra si mesma, e pra quem estiver à sua volta."

Agora vem minha opinião sobre o livro e sobre a trilogia :3
Todo o livro (e toda a trilogia também) foi muito emocionante e tenso, teve muito suspense (ao meu ver, sim), muitas reviravoltas, mortes, e a autora nos enganou várias vezes hehehe acho que A Formatura foi o livro mais tenso (como meio que já é de se esperar) de toda a trilogia, e meus pés ficaram gelados do começo até o fim da leitura. O que eu achei mais ruim neste livro foram as lacunas que a autora deixou, algumas ela fechou muito bem, mas outras que ela abriu neste mesmo livro ela não fechou e isso me deixou com muita dúvida sobre certas pessoas, sério. Acho que Joelle Charbonneau pegou as últimas páginas e escreveu por escrever, ou esqueceu do que ela própria tinha escrito... mas se bem que, algumas destas dúvidas a Cia também ficou, mas por ser o último livro da trilogia a autora poderia ter fechado com chave de outro e dado um final mais digno. Também poderia ter epílogo (pois, é... não tem epílogo), eu amo epígolo, eles dão ao leitor meio que um futuro depois do final e alguns até nos deixam emocionados (como no caso de A Esperança, snif snif). Eu dei quatro estrelinhas pela autora der deixado estas lacunas e pecado no final, mas dei o coração por a trilogia ser muito boa. Eu super recomendo e espero que não deixem de ler esta trilogia maravilhosa apenas pelo final.
"Eles precisavam de líderes que fossem não apenas inteligentes, compassivos ou agradáveis, mas capazes de fazer escolhas difíceis que a maioria das pessoas não gostaria de fazer; de pôr a necessidade acima de tudo, e agir sem hesitação."

Bom pessoal, espero que tenham gostado ^-^
Beijos e até a próxima resenha ♥


Pinterest ♥ Instagram ♥ Facebook ♥ Wattpad


Você também vai amar:

8 comentários

  1. Que legal o livro!
    Adorei a resenha e fiquei muito curiosa para ler o livro!
    Beijos.
    sonhardevaneios,blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim hahaha que bom que gostou ^-^ leia mesmo <3
      Beijos *3*

      Excluir
  2. Oi, xará ^-^
    Eu não conhecia essa série de livros, parece ser super legal!
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Borboletas de papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *u* outra Aline por aqui haha
      Creio que futuramente irá virar modinha, já que estão criando um filme e tals :3
      Que bom que gostou ^-^
      Beijos *3*

      Excluir
  3. Toda vez que vejo esse livro fico triste. Gosto muito da trilogia e quero comprar, mas estou sem recursos. Talvez eu o compre na Black Friday. Parabéns pelo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fica :3 quem sabe vc não consegue uma boa promoção !? (lembro que uma vez o box estava de 20,00 no submarino *-*)

      Obrigada ^-^
      Beijos *3*

      Excluir
  4. Li a "trilogia" (entre aspas porque se parar no terceiro eu MOR-RO) e achei maravilhosa, acompanho o blog desde a fase ".blogspot.com", muuuuuito tempo atrás e a cada dia vem melhorando! Parabéns , Ya e à equipe do Leitoras / Dear Maidy (sorry, ya, mas prefiro Leitoras Ocultas como nome) kkk
    bjks

    ResponderExcluir
  5. Se antes eu já queria essa trilogia, agora eu PRE-CI-SO !!!

    ResponderExcluir



Subscribe