Top 5 literário: 5 Livros que envolvem música

segunda-feira, dezembro 21, 2015


Olá, leitores! A nossa coluna Top 5 literário de hoje traz alguns livros que envolvem música na sua história. Dois deles (os números 4 e 5) eu ainda não li, mas sei que falam um pouco do assunto, portanto não tive como classificar exatamente de acordo com a minha preferência, apesar de serem dois livros que estão na minha wishlist literária. 

5. Eleanor & Park
SINOPSE: Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.



4. A playlist de Hayden
SINOPSE: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.



3. Fazendo meu filme
SINOPSE: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Escolhi esse livro para este Top 5 porque Fani tem um amigo que ama música e lhe dá vários CDs de presente, com músicas que significam alguma coisa, que transmitem uma mensagem. É lindo acompanhar as letras das músicas e, aos poucos, entender para onde a história está caminhando.



2. A última música
SINOPSE: Aos 17 anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo quando seus pais se divorciam e seu pai decide se mudar para a praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que Ronnie e seus irmãos iriam passar as férias de verão com o pai na Carolina do Norte. Ele, por sua vez, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de reaproximação do pai e ameaça voltar para Nova York antes de o verão acabar. É quando ela conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, apaixona-se profundamente por ele, abrindo-se aos poucos para uma experiência que lhe proporcionará imensa felicidade e dor, jamais sentidas.

Como todos os livros do Nicholas Sparks, com esse não poderia ser diferente: chorei MUITO com a história, não pelo romance, mas pela relação da garota com o pai que, ao meu ver, é o foco da história, apesar da capa. É um livro muito bonito, e vale à pena.



1. Para onde ela foi
SINOPSE: Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só não quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos - nam em milhas, não em continentes, não em anos -, e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado.

Este livro é a continuação de “Se eu ficar” e tem uma essência ainda mais bonita, mais forte e mais representativa do que o primeiro. A relação dos dois com a música, nesse livro, é mais intensa e mais marcante e tornou a história ainda mais maravilhosa, ao meu ver. 



Até a próxima semana, leitores da Maidy!
Com carinho literário,
Brenda

Você também vai amar:

4 comentários

  1. De todos, os que quero muito ler é Eleanor & Park.
    Eu já li A Playlist de Hayden e não curti muito a história, mas adorei as músicas.
    Beijos
    Balaio de Babados | Participe da promoção Natal do Babado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não li esses ainda, mas morro de vontade. Mesmo. Oh, não curtiu? Quando eu ler dou minha opinião por aqui. :P

      Beijos

      Excluir
    2. Não li esses ainda, mas morro de vontade. Mesmo. Oh, não curtiu? Quando eu ler dou minha opinião por aqui. :P

      Beijos

      Excluir
  2. A Playlist de Hayden é um lindo livro mesmo. Adoro e recomendo! :)

    ResponderExcluir



Subscribe