Top 5 literário: 5 sagas que valem a pena ler

segunda-feira, janeiro 11, 2016



Olá, leitores! A nossa coluna “Top 5 literário” de hoje traz para você 5 sagas/séries que valem à pena ler. Algumas delas todos conhecem, outras talvez não, mas vamos lá aumentar a nossa wishlist literária? Hahaha

5. Instrumentos mortais
SINOPSE (Livro 1): Clary Fray, acaba testemunhando um enigmático assassinato em uma boate. Há, porém, dois grandes problemas: ninguém acha o corpo e apenas ela vê os tais assassinos. Sua vida muda completamente quando sua mãe é raptada por demônios e Clary descobre a existência dos Caçadores das Sombras, guerreiros cuja missão é proteger o mundo que conhecemos de bestas e outras criaturas. Clary acaba se envolvendo mais do que gostaria no submundo de Nova York e nunca mais será a mesma.

Até agora eu li apenas os dois primeiros livros, mas até que estou gostando. O problema para mim é que são muitos detalhes e eu acho que é preciso lembrar-se de muitos deles no decorrer da história. Infelizmente, a minha memória não é das melhores, então às vezes me perco. Hahaha



4. Jogos Vorazes
SINOPSE (Livro 1): história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

Coloquei essa saga em 4º lugar porque senti que os livros foram diminuindo a qualidade do primeiro para o último. Não digo que ficou ruim, porque a serie continuou mantendo o enredo adequado para os acontecimentos, mas o começo da série é a grande novidade e acho que depois nós nos acostumamos um pouco com tudo. Além do que, não gostei muito do final. Mas entendo que tenha terminado como terminou. 



3. O clube das mulheres contra o crime
SINOPSE (Livro 1): O ponto de partida da narrativa é o brutal assassinato de um jovem casal em lua-de-mel num hotel cinco estrelas de San Francisco, crime que, com pequenas variações, se repete em duas outras cidades norte-americanas, deixando claro que se trata do trabalho de um assassino em série. Indignadas com a ação empreendida pela polícia no caso, quatro mulheres destemidas – a inspetora de homicídios Lindsay Boxer, a médica legista Claire Washburn, a repórter policial Cindy Thomas e a assistente da promotoria Jill Bernhardt – resolvem unir forças para encontrar e prender o assassino. Assim nasce o Women’s Murder Club, ou Clube das Mulheres contra o Crime.

Essa é uma série que os livros não são necessariamente sequências. São sempre investigações de crimes e as quatro amigas trabalham juntas. Gosto muito, mas muito mesmo das histórias e da forma como elas são guiadas. Já li 3 ou 4 livros e os outros estão na fila para serem lidos em breve. 



2. Feita de fumaça e osso
SINOPSE (Livro 1): Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho.

Eu ganhei o terceiro livro dessa série no sorteio da turnê intrínseca e comprei os dois primeiros para ler. Mal sabia eu que iria me apaixonar completamente pela história!! Foi uma das melhores histórias que já li e gostei muito, muito mais do que achei que fosse possível! Vale a pena ler, para quem gosta de fantasia. 



1. A seleção
SINOPSE (Livro 1):  Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Aqui está mais uma série que me surpreendeu muito positivamente. Eu comecei a ler antes de descobrir que era um fenômeno mundial. Comprei porque gostei da capa e me interessei pela sinopse. Descobri que uma amiga estava lendo também e gostando muito e aos poucos fui me apaixonando, até não conseguir largar mais. Fica a dica!



Até a próxima semana, leitores da Maidy!
Com carinho literário,
Brenda


Você também vai amar:

4 comentários

  1. Já li Instrumebtos mortais, A Seleção, Jogos Vorazes e comecei Feita de Fumaça e Osso :3
    São ótimas sagas! A menos reconhecida é feita de fumaça e osso, mas apesar de eu ainda estar no início já acho a mitologia criada pela autora mt interessante! :D
    Nunca tinha ouvido falar de O Clube das Mulheres Contra o Crime, já vou pesquisar! Adorei a sequência dos títulos xD
    Ótimas indicações!
    Beijinhos :*

    simplyonestory.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já conhecia Instrumentos Mortais, Jogos Vorazes e A Seleção, porém você contou sobre duas sagas que despertaram minha curiosidade, O clube das mulheres contra o crime e o Feita de Fumaça e Ossos, nunca vi nas livrarias, você tem que me dar! Me dá! :v

    ResponderExcluir
  3. Dessas cinco sagas ás únicas que eu li foram A seleção e Jogo vorazes, concordo que jogos vorazes foi decaindo o com o tempo, acho que em a esperança o final parecia muito corrido como se a autora estivesse com pressa, os outros nunca tive muito interesse apesar de ouvir falar, tentarei ler eles em um futuro próximo pela sua indicação, agora A seleção é um amor da minha vida simplesmente apaixonada pelos livros da Kiera.

    ResponderExcluir
  4. Para tudoo, meus livrinhos preferidos estão ai, haha - só faltou Divergente pra ficar mais perfeito

    Amo Jogos Vorazes e A Seleção (que inclusive li mais um dos livros da série essa semana, "Felizes para sempre", é lindo, super recomendo)

    ResponderExcluir



Subscribe